segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADE: Santa Maria Adelaide [ V. N. Gaia ]


Destes cultos não reconhecidos pela Igreja, a Santa Maria Adelaide, em Arcozelo, é um dos mais conhecidos, talvez o maior de Portugal. À frente está a Junta de Freguesia de Arcozelo.


D. Maria Adelaide de Sam José e Sousa nasceu na cidade do Porto no ano de 1835. Foi para o convento Corpus Christi de Vila Nova de Gaia onde adoeceu. Mudou-se para o largo do Moinho de Vento, no Porto. Mas piorou e o médico aconselhou-a a ir para uma zona marítima com pinheiros e eucaliptos. Arcozelo foi o lugar mais propício. Chegou em Maio de 1876. Melhorou. Fazia renda e pastéis. Com essas rendas que vendia, mais com os pastéis, auxiliava muita gente pobre de Arcozelo. Gostava de crianças, dava-lhes diariamente pão, doces, roupas, catequizava-as. Estava sempre pronta a reconciliar lares desavindos. Mas o mal que a havia levado para ali agravou-se devido a uma forte constipação. Morreu a quatro de Setembro de 1885.
A 23 de Fevereiro de 1916 o caixão foi retirado, pois a campa tinha sido vendida. Abriram-no.«Encontraram o corpo de uma senhora completamente intacto, como intactas estavam as roupas que o cobriam e exalava um acentuado aroma a rosas». O corpo foi «coberto com carboneto em pedra e regado com ácido nítrico ou água-forte» e foi sepultado na vala comum, próximo da casa das ossadas.
No dia 27, Maria Adelaide de Sam José e Sousa foi retirada. O seu corpo continuava incorrupto. O local foi evacuado. A santa foi lavada e «dentro de uma capela vestiram-lhe roupas novas e colocaram-na numa urna». Foi exposta e de forma ordenada todos viram os seus restos mortais. «Deitaram-lhe cal em pó, a urna foi fechada [...] Tinham decorrido cinco anos quando foi feita a transladação para a nova capela. A urna foi novamente aberta e o corpo, um tanto queimado pelos produtos que lhe juntaram, continuava incorrupto e a exalar um acentuado aroma de rosas.

Depois de vários atentados e roubos, em 25 de Maio de 1983 um homem entrou levando na mão um ramo de flores «e uma saca. Só junto ao túmulo tirou da saca uma marreta com a qual tentou desfazer a santinha».

Hoje, com aspecto disforme, numa capela riquíssima, a Santa Maria Adelaide está exposta. Num túmulo de mármore, tapado com vidro. Tudo é luxuoso. Atrás, um altar com imagens de santos. Ao lado da capela a casa dos milagres. Aqui vende-se cera, cruzes com Cristo, porta-chaves, terços, postais. Por cima, o museu onde se expõem alguns dos objectos oferecidos à santa pelas graças concedidas: mais de 600 vestidos de noiva, vestidos de baptizados, comunhão, moedas e notas de mais de 25 países, peças de artesanato, cerâmicas, colares, anéis, cordões, velas, cera, próteses, cabelos cortados, relógios, camisolas de jogadores de futebol, um mundo de fotografias com a descrição de milagres e agradecimentos. Enfim, há de tudo.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os 11 tipos de Alunos - Essa é para os alunos do INTEPPB. Em qual desses você se encaixa?

Içami Tiba, qualifica os 11 tipos de alunos que podemos encontrar.
Devido a diferença de aprendizes, devemos trabalhar variando a metodologia, para satisfazer cada necessidade destes alunos.
1º Esponja: é o aluno que absorve tudo. Anota em detalhes o que o professor fala e estuda sem fazer distinções. Come o que lhe põe à frente, o que não significa que aprendeu tudo.
2º Peneira: utiliza uma peneira para selecionar a parte que irá aproveitar da matéria. Ouve tudo, mas anota só o que lhe interessa. Quer saber apenas o que caia na prova.
3º Funil: parecido com o esponja, represa tudo o que o professor diz para repassar em casa, mais devagar. É como se precisasse deixar para decidir depois, com mais calma.
4º Salteado: aposta na sorte. Como não sabe o que vai cair na prova, arrisca e estuda qualquer coisa. Seja o que Deus quiser.
5º Sorteado: este aluno tem fé, acredita que vá cair tal ponto e estuda somente aquele. Tem sempre um palpite.
6º Último-horista: um tipinho tradicional que só estuda na véspera da prova e faz trabalho escolar na filha de entrega.
7º Ausente-de-corpo-presente: é o estudante que aproveita a aula para organizar a agenda, fazer tarefas de outras disciplinas. Desenhar, jogar jogo da velha, etc.
8º Sintonia-fina: altamente desmotivado e desconcentrado, tem o radar ligado em sintonia fina para captar qualquer outro tema que não seja a aula.
9º Autodidata: não presta atenção na aula, falta muito, não se mata de estudar, nem se esforça para realizar os trabalhos escolares. Na véspera da prova, pega o livro, se prepara sozinho.
10º Chupim: é como o passarinho que bota seus ovos para o tico-tico chocar e criar. Não presta atenção nas aulas, não anota nada, nem livros tem, e na hora da prova cola de quem sabe. Sem interesse de aprender, entra nos grupos de trabalhos escolares só para assinar o nome.
11º Abelha: é o aluno que trabalha faça chuva, faça sol. Sempre tem o seu mel.
Fonte: "Ensinar Aprendendo - Içami TIBA"

Frase da semana - Uma semana que já começa chuvosa.

"Faça o que pode, com o que tem, onde estiver". 
Roosevelt

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Seria o fim das ditaduras?

Após a queda do ditador do Egito, vários países da África também passaram a pedir a saída de seus ditadores e a lutar por isso indo as ruas e causando o caus em seus respectivos Países. Veja na figura abaixo, os países onde após as ondas de revolta no Egito, também decidiram seguir o seu exemplo:

Agora é só esperarmos os desdobramentos para que possamos, Escrever a História.

Cleberson

Frase da semana

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ilhas artificiais

Fotografia tirada por astronauta da Estação Espacial Internacional divulgada pela Nasa mostra praias artificiais em formato de lua crescente e pétalas que estão sendo construídas em Durrat al Bahrain. Desenvolvido para moradia e turismo, o complexo terá 21 km² de área de superfície para mais de 1.000 casas, hotéis de luxo e centros comerciais.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1102_album.jhtm?abrefoto=24#fotoNav=14

Prótese funcional mais antiga já encontrada


Dedão artificial muito bem preservado, encontrado preso em restos mumificados de uma mulher egípcia, é a prótese funcional mais antiga já encontrada, anunciaram pesquisadores. Ela pertenceu a Tabaketenmut, a filha de um alto sacerdote que viveu entre 950 e 710 a.C.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1102_album.jhtm?abrefoto=24#fotoNav=24

domingo, 13 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Uma opinião sobre o queda do governo ditatorial do Egito

A presença da história no nosso cotidiano é notória, dia após dia vemos as coisas acontecendo e vemos agora o Egito livra-se ,finalmente, de um governo ditatorial e temos a oportunidade singular de sermos as testemunhas oculares.

Prof. Cleberson

Veja o que diz o G1:


Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11), após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares.
Fogos celebram fim de 30 anos do governo Mubarak na praça Tahrir, epicentro dos protestos no Cairo (Foto: Marco Longari / AFP)Fogos celebram fim de 30 anos do governo Mubarak na praça Tahrir, epicentro dos protestos no Cairo (Foto: Marco Longari / AFP)
O anúncio da renúncia foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército, disse Suleiman, com ar grave.
"O presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu deixar o cargo de presidente da república e encarregou o Alto Conselho Militar de cuidar das questões de Estado", disse Suleiman.
Os crescentes protestos que derrubaram Mubarak deixaram mais de 300 mortos e 5.000 feridos. Eles começaram em 25 de janeiro, inspirados pela queda do presidente da Tunísia, e tiveram impulso na internet, que comemorou a queda do ditador.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Câncer é segunda principal causa de mortes em todo o mundo

OMS diz que a doença só perde para doenças cardiovasculares. Fumo, infecções crônicas por vírus, obesidade, consumo de álcool e radiação são os principais fatores de risco
REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL
Science 
Câncer no pulmão é um dos tipos da doença que provocam a maioria dos óbitos
No Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta sexta-feira (4), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares. 

Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento. 

Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Até onde chega a intolerância? Diga não ao "estupro corretivo"


"O estupro corretivo”, a prática cruel de estuprar lésbicas para “curar” sua homossexualidade, está se tornando uma crise na África do Sul. Porém, ativistas corajosas estão apelando ao mundo para pôr fim a estes crimes monstruosos. O governo sul africando finalmente está respondendo -- vamos apoiá-las.

Reportagem completa em: http://fazervaleralei.blogspot.com/